O CUIDADO HUMANIZADO NA UTI: UM RELATO DE CASO
ARAÚJO, Theodora da Silva¹; DA SILVA, Pedro Henrique Caetano Santos²; DE SOUZA, Rayssa Christina³; DOS SANTOS, Thauan Schneider?; SPECHT, Yasmin Doring?; MALAFAIA, Marta Pfeifer?.
1) Universidade Federal de Pelotas; 2) Universidade Federal de Pelotas; 3) Universidade Federal de Pelotas; 4) Universidade Federal de Pelotas; 5) Universidade Católica de Pelotas; 6) Universidade Federal de Pelotas.
Introdução: O Cuidado Paliativo é uma especialidade médica interdisciplinar focada no alívio do sofrimento e no suporte à melhor qualidade de vida para os pacientes que enfrentam doenças graves e suas famílias, e pode ser aplicada em diversos ambientes de saúde, inclusive na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Objetivo: O objetivo deste relato é apresentar como o foco do cuidado da equipe multidisciplinar, mesmo em ambiente de UTI, pode e deve ser para além de tratar patologias físicas, de forma a enxergar o paciente como um ser integral. Materiais e métodos: Neste contexto, faz-se relevante a abordagem realizada com o paciente LMM, pela equipe da UTI do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas. O paciente LMM esteve internado por 131 dias por um quadro inicial de abdome agudo, e acabou por receber o diagnóstico de peritonite encapsulante, doença grave, com necessidade de múltiplas abordagens cirúrgicas. Apresentou piora clínica significativa e evoluiu com necessidade de cuidados intensivos. No período de internação na UTI, o paciente era visitado pela sua companheira JRGF diariamente, e manifestou seu desejo de formalizar o relacionamento. A equipe responsabilizou-se pelos trâmites jurídicos e religiosos da cerimônia, que foi realizada na própria UTI. Alguns dias após o casamento, LMM que era um paciente grave, com prognóstico reservado, que não obteve resposta satisfatória às intervenções, acabou por solicitar limitação terapêutica, e faleceu em alguns dias. Resultados: Tal relato demonstra a forma com que o cuidado e a humanização podem estar inseridos no contexto da UTI, de maneira a proporcionar uma internação mais acolhedora às necessidades emocionais do paciente e seus entes queridos. Conclusões: Os Cuidados Paliativos aplicados no ambiente da UTI representam o resgate do valioso cuidar, abrindo espaço para o viver e o morrer com paciente e familiares, considerados agentes ativos no processo junto à equipe de saúde, de forma a legitimar os desafios inerentes à fase final de vida, à morte e ao luto.
Comissão Organizadora
Simone da Fonseca Sanghi
Renata Cunha da Silva
JULIETA CARRICONDE FRIPP
Comissão Científica